Cardiologia

 

O funcionamento do organismo humano é complexo e intrigante: ele se trata de uma ligação entre músculos, células, órgãos, e tecidos que funcionam simultaneamente, cada um desempenhando uma função específica e, como uma orquestra com vários instrumentos em perfeita harmonia, produzem a vida.

Ainda em alusão à orquestra, podemos dizer que o maestro que rege tudo isso é o coração. Ele, como um dos principais órgãos do corpo humano, irriga com sangue e oxigênio outras células e órgãos, para que eles também possam desenvolver suas funções. Qualquer instrumento que soe diferente ou atrase um compasso ainda que milimetricamente, pode fazer a música chegar ao fim. Por isso, é sempre importante estar atento a qualquer anormalidade que ocorra, fazendo exames preventivos para evitar qualquer problema que possa atingir esse órgão tão importante.

Ao sentir qualquer dor ou anormalidade na região cardíaca, o paciente deverá procurar imediatamente ajuda médica. O especialista irá direcionar esse paciente para fazer os exames necessários que irão auxiliar na descoberta dos diagnósticos. Entre os principais exames que detectam possíveis doenças do coração estão: eletrocardiograma; ecocardiograma; teste ergométrico; holter; MAPA; e tomografia computadorizada. Abaixo vamos detalhar cada um deles.

Eletrocardiograma

Ele é um dos exames mais solicitados pelos cardiologistas. Nele, eletrodos são fixados na pele do paciente e, por meio deles, é possível detectar se existe algum tipo de falha de acordo com os batimentos cardíacos. Ou seja, se existe algum tipo de bloqueio, ou se o músculo está exercendo alguma atividade anormal. O eletrocardiograma é muito utilizado quando há suspeitas de arritmia, taquicardia ou bradicardia – respectivamente quando o coração está batendo de forma irregular, batendo muito rápido, ou batendo de forma mais lenta que o normal. É considerado um exame básico que direciona para outros possíveis exames, caso seja detectada alguma anormalidade.

Clique aqui para mais informações sobre o Eletrocardiograma

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de imagem feito por ultrassonografia, capaz de avaliar a estrutura interna do coração com os sons que são emitidos por ele. O aparelho que realiza o exame capta as ondas sonoras que o órgão produz e, com elas, cria imagens unidimensionais, bidimensionais e em 3D. Elas possibilitam medir a forma, tamanho e espessura do coração, entrada e saída de sangue (verificando a quantidade do fluxo), detectar a presença de tumores e até possíveis doenças congênitas. Com a realização do ecocardiograma, o paciente tem o benefício de não ser exposto à radiação e obter resultados mais precisos do que os apontados no próprio raio-x.

Clique aqui para mais informações sobre o Ecocardiograma

Teste ergométrico

Também chamado teste de esforço, é um exame acompanhado por eletrocardiograma contínuo que mede a atividade cardíaca do paciente durante esforço aplicado de forma gradual. Ele registra o funcionamento do coração desde o momento do esforço leve, até as possíveis alterações que ocorrem durante o ritmo acelerado.

Com ele é possível medir frequência cardíaca, pressão arterial e ritmo cardíaco através da movimentação em uma esteira ou bicicleta ergométrica. Para fazer o teste ergométrico, o paciente deverá utilizar roupas leves e tênis. Algumas recomendações devem ser observadas antes de fazer o exame. O paciente não deve utilizar, por exemplo, hidratantes e também não deve fumar duas horas antes, além de bem alimentado.

Clique aqui para mais informações sobre o Teste Ergométrico

Holter

Ele funciona como um eletrocardiograma portátil, registrando a atividade elétrica do coração e as possíveis variações no órgão durante o período de um dia. Os médicos utilizam o holter como exame complementar para detectar alterações que não aparecem com apenas alguns minutos de exame.

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) utiliza um dispositivo alocado na cintura para realizar a medição automática da pressão arterial no período de 24 horas. O aparelho mede a cada 20 minutos a pressão do paciente durante o dia e a cada meia hora durante a noite. Os dados são armazenados e, posteriormente, analisados. O exame é solicitado quando é preciso averiguar melhor a pressão arterial do paciente, ou quando existe suspeita de que a pressão medida no consultório médico seja muito diferente do que ocorre no dia a dia.

Tomografia computadorizada

Ela também entra na categoria de exames de diagnóstico por imagem e combina equipamentos especiais de raio-X com computadores para produzir imagens dos órgãos internos. As imagens são produzidas por secções da área: é como se o corpo fosse cortado em fatias. O resultado é uma visão bastante detalhada e multidimensional desses órgãos. A tomografia computadorizada é utilizada para detectar tumores e pode requerer administração de contraste intravenoso (que contém iodo).

É importante que o paciente relate todos os sintomas, previamente, ao médico durante a consulta. Isso fará com que o especialista possa indicar o exame que melhor se enquadra de acordo com cada situação, facilitando o diagnóstico.

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

Telefone principal / WhatsApp
(11) 3643-5833

Telefone alternativo
(11) 3832-9880