Clínica médica

 dicas de saude para um verao saudavel

As altas temperaturas e o período de férias escolares são fatores que, aliados à gigantesca extensão de praias, cachoeiras e piscinas naturais que compõem o cenário brasileiro, se tornam uma combinação perfeita para curtir o verão sem preocupações, certo? Errado. Mesmo nesse período de férias em que passamos horas e horas nas piscinas e praias, é preciso tomar muito cuidado com os limites do corpo diante dos níveis intensos de calor típicos dessa época do ano.

É preciso estabelecer cuidados para curtir o verão de maneira saudável e segura, prevenindo doenças que podem acometer o organismo. Preparamos algumas dicas para que você e sua família possam se divertir e aproveitar as férias ao máximo.

Não se esqueça de beber água

Apesar de parecer clichê, essa dica é fundamental. O corpo usa a transpiração para controlar a temperatura. Quando ela se encontra em altos níveis, é preciso eliminar mais suor para manter o corpo em uma temperatura adequada, mas quanto mais o corpo eliminar suor, também irá se desfazer de líquidos e sais minerais essenciais para o organismo. Se você não repuser esses líquidos pode acontecer desidratação e mal-estar generalizados como dores de cabeça e enjoos. Recomenda-se beber água várias vezes ao dia aliando essa prática à alimentação saudável. Busque sempre atingir uma meta de dois litros diários.

Evite doenças infectocontagiosas

Não é raro ver frequentadores de praias e piscinas voltarem do período de férias com doenças como conjuntivite ou micoses. Para evitar o contágio de qualquer doença e garantir a saúde no verão, higienize frequentemente as mãos antes das refeições ou até mesmo antes de tocar os olhos ou qualquer outra parte do corpo. Além disso, lave as roupas de praia e banho com água e sabão deixando-as secar completamente para evitar essas doenças.

Opte por uma alimentação saudável

A intensidade do calor afeta todo o organismo e, por isso, requer algumas adaptações como no processo digestivo. Por causa das altas temperaturas a capacidade de digestão fica comprometida, principalmente quando se trata da ingestão de alimentos gordurosos, como carnes, frituras, maioneses, entre outros.

Incluir uma dieta baseada na alimentação saudável optando por saladas e frutas sempre é uma boa escolha, não só pelos nutrientes que são sempre bem vindos, mas também quando se trata de reposição de líquidos já que esses alimentos são ricos em água.

Também é preciso ter mais atenção com alimentos derivados de leite e ovos, principalmente com relação ao armazenamento já que o calor aumenta a multiplicação de bactérias capazes de provocar uma intoxicação alimentar.

Atenção quando estiver na água

Essa dica pode soar até um pouco estranha, mas nessa época de verão ouvimos falar de muitos casos de afogamento e acidentes com crianças e até mesmo adultos nas praias e piscinas, por isso a atenção precisa ser constante.

Quando se trata das crianças, os pais não devem permitir que elas entrem em mares, rios e até mesmo piscinas desacompanhadas, mas não pense que os adultos estão fora dessas estatísticas. É preciso redobrar a atenção em áreas em que a correnteza é mais forte e sempre se precaver com relação aos horários em que a maré fica mais alta.

Cuide da pele

Além da hidratação via oral, sempre se lembrando de beber água, o cuidado e hidratação da pele também são fundamentais para um verão saudável. O uso do protetor, por exemplo, é indispensável em todo o tempo, pois é através dele que a radiação solar é absorvida sem causar danos à pele. Embora muitas pessoas queiram ficar bronzeadas, é recomendável que o fator de proteção do protetor solar seja sempre superior a 30, especialmente nas crianças e idosos.

Procure realizar as atividades ao ar livre nos períodos de sol saudável, ou seja, antes das 10h e após as 16h. As recomendações em casos de queimaduras solares são o uso frequente de pomadas, hidratantes e ingestão de muito líquido. Se os sintomas se agravarem o paciente deverá se consultar com um médico.

Não abuse do álcool

Para muitos, o verão é sinônimo de longos períodos à beira-mar, cerveja ou caipirinha, mas é importante lembrar que o álcool expulsa a água das células do corpo através da produção da urina e isso faz com que o corpo se desidrate mais rápido. Por isso, a ingestão de bebida alcoólica sempre deve ser feita de forma moderada e, se possível, intercalada com água.

Seja seletivo com os alimentos ingeridos

Pode parecer tentadora a ideia de se render aos vendedores ambulantes que passam oferecendo diversos alimentos na orla da praia, mas essa facilidade pode render muita dor de cabeça. Isso porque as condições de higiene desses alimentos não passam por controles de qualidade ou parâmetros de fiscalização, a probabilidade de estarem contaminados com bactérias é muito grande. Sem contar que por muito tempo eles ficam expostos aos raios solares.

Antes de sair prepare lanches naturais, assim é possível ter certeza dos padrões de higiene e conservação do alimento.

Use calçados confortáveis e abertos

Para se reproduzirem, os fungos precisam de umidade e calor, ou seja, tudo o que é típico do verão. Não é raro nos depararmos com pessoas que adquiriram micoses ou frieiras nessa época do ano. Por isso leve sempre chinelos e sandálias para vestiários de clubes, banheiros, ou qualquer outro ambiente público. Assim você diminui muito as chances de contrair micoses e frieiras.

Não esqueça os óculos de sol

Esse é um item que vai muito além do estilo, tem a ver com saúde. Os raios solares atingem os olhos do mesmo jeito que a pele sem proteção e hidratação, por isso na hora de adquirir óculos de sol procure aqueles que realmente tenham filtro ultravioleta em suas lentes. A maioria dos óculos vendidos por ambulantes ou camelôs não apresentam essa proteção, e pior, ainda facilitam a ação dos raios solares, pois o escuro que proporcionam permite que as pupilas se dilatem e tornem mais fácil ainda a entrada da radiação.

Aproveite as dicas e curta muito o verão com qualidade de vida e bem-estar.

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