Neurologia Adulto e Infantil

O que é Mal de Alzheimer?

O Alzheimer ou Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa e incurável que atinge o sistema neurológico. Essa patologia é conhecida por ser muito comum entre pessoas com mais de 60 anos de idade, juntamente com o Mal de Parkinson – outra doença que afeta diretamente o cérebro. Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, cerca de 6% da população idosa sofre da doença no Brasil.

O Mal de Alzheimer é um tipo de demência e se caracteriza justamente por provocar a perda das nossas funções cognitivas ou mentais, como memória, atenção, linguagem e orientação, podendo ainda interferir no comportamento e personalidade do paciente, bem como diminuir as capacidades de comunicação e de trabalho. Isso acontece principalmente por causa da degeneração das células cerebrais e de suas ligações.

Junto de câncer e AVC, o Alzheimer é uma das doenças que mais causa a morte de idosos no mundo.

Quais as causas?

Ainda hoje a causa da doença de Alzheimer é desconhecida. Apesar disso, foi possível identificar algumas lesões cerebrais características da doença que podem estar ligadas ao seu aparecimento. A primeira das alterações está relacionada a uma produção anormal de uma proteína do nosso organismo chamada de beta-amiloide e ainda a uma segunda proteína chamada tau; enquanto que a outra alteração ocorre na redução do número das células nervosas ou neurônios e das ligações que existem entre elas, as sinapses, provocando uma diminuição progressiva do volume cerebral.

Qual o Grupo de Risco?

O Mal de Alzheimer costuma atingir principalmente idosos, a partir dos 60 anos de idade. Apesar disso, é importante ressaltar que existem casos mais raros em que a doença se manifesta mesmo antes dos 60 anos. Na maioria das vezes, o Alzheimer também não é hereditário. Ou seja, o fato de existir histórico familiar não necessariamente significa que a pessoa desenvolverá a doença.

A doença de Alzheimer pode demorar a ser descoberta porque erroneamente costumam associar seus sintomas ao processo de envelhecimento. Por isso, é muito recomendável que se observe de perto o aparecimento de qualquer sintoma em pessoas próximas, que tenham mais de 60 anos, e insista para que elas procurem por um médico.

Quais os sintomas do Mal de Alzheimer?

Os sintomas mais conhecidos e frequentes do Alzheimer são a perda de memória e de outras funções cognitivas, como a atenção, a orientação e a linguagem. Apesar disso, a doença não reduz o estado de consciência do paciente. Ou seja, ele continuará respondendo a estímulos internos ou externos, de certa forma ainda atento e acompanhando tudo o que acontece a sua volta.

Além da alteração nas funções mentais, pode ocorrer ainda distúrbios de personalidade e comportamento. Por esses motivos, os pacientes necessitam de supervisão 24h por dia, além de acompanhamento médico e da interdição da vida civil. No geral, a evolução do Alzheimer ocorre dentro de um período de cinco a dez anos, podendo ser ainda mais brutal quando não há tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico do Mal de Alzheimer exige muito cuidado e por isso é muito necessário que seja realizado por um médico neurologista especialista na doença. Há uma série de outras doenças e até demências que podem se manifestar em idosos de maneira parecida com o Alzheimer e por isso o acompanhamento médico após a aparição de qualquer um dos sintomas é indispensável.

Existem muitos exames que podem auxiliar na investigação e no diagnóstico do Alzheimer, assim como de outras demências, se for o caso. É comum que o médico solicite por exames de sangue, exames de imagem do cérebro e ainda a retirada do líquido da espinha.

Tratamentos disponíveis

Por se tratar de uma doença degenerativa e que não tem cura, os tratamentos disponíveis para o Alzheimer não impedem a evolução da doença, sendo utilizados apenas para amenizar ou retardar os sintomas principalmente durante o primeiro estágio.

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

Telefone principal / WhatsApp
(11) 3643-5833

Telefone alternativo
(11) 3832-9880