Endocrinologia

O que faz a pessoa engordar?

 

Hábitos alimentares errados, levando a uma grande ingestão de alimentos muito calóricos, aliados a pouca atividade física. Poblemas psicológicos e ansiedade também podem fazer a pessoa engordar, quando a mesma tenta compensá-la ingerindo alimentos aleatoriamente e em excesso.

A obesidade é hoje uma grande epidemia, que atinge tanto adultos quanto crianças. Pode gera inúmeras doenças:

• HIPERTENSÃO ARTERIAL
• DIABETES
• PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS
• PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
• PROBELAMS NAS ARTICULAÇÕES

A perda da auto-estima nestes pacientes é muito grande, já que hoje quem dita a moda são os meios de Comunicação. Muitos obesos deixam de frequentar lugares públicos, isolando-se, como forma de defesa. Deixam de entrar em ônibus, frequentar cinemas, ir a shoppings… Além de tudo, geralmente têm mais doenças, são mais propensos a procurar médicos e a usar mais medicamentos.

TRATAMENTO

Não é simples tratar a obesidade; o principal é a concietização do paciente, o que já é meio caminho andado. Perder peso é difícil, e manter o peso ideal é ainda mais. Não há como questionar: Perder peso exige mudança de hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos. E para manter o peso ideal, essas mudanças têm que ser permanentes.

MEDICAMENTOS

Muitas vezes as ações que adotamos não são suficientes para atingir o peso ideal ou mantê-lo. A obesidade está relacionada a um desajuste de substâncias no cérebro que geram a necessidade de comer, independente da vontade do paciente. Estas substâncias são chamadas de medicamentos químicos, que controlam diversas funções em nosso organismo.

Os centros da fome e da saciedade, que se situam na hipófise, necessitam ser controlados. Os medicamentos agem inibindo a fome ou promovendo a saciedade. Podem controlar a obesidade, devendo ser prescritos por médicos e administrados corretamente por parte dos pacientes. Jamais devem ser usados por conta própria. O maior indicativo para o sucesso é você conseguir manter o peso perdido e melhorar sua saúde.
Fonte: Associação do Portadores de Doenças Crônicas do Brasil (APDC).

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

Telefone: (11) 3643-5833