A ciência vem realizando importantes descobertas sobre a importância do intestino como órgão e sua relação com os demais sistemas do organismo, como o sistema nervoso, endócrino e imunológico. Por isso, mantê-lo saudável é manter o equilíbrio entre as bactérias ali presentes, favorecendo a absorção de nutrientes e promovendo benefícios à saúde num todo.
O desequilíbrio entre essas bactérias é chamado de disbiose e está associado ao comprometimento da barreira intestinal. Assim, inúmeras partículas podem passar para circulação e impactar negativamente nossa saúde.
Essas alterações normalmente decorrem da presença de alguma doença intestinal, alimentação inadequada (excesso de gorduras saturadas, gorduras trans, álcool, baixo consumo de fibras, entre outros), fumo, medicamentos, estresse, etc.
A presença dessas partículas são reconhecidas por células do sistema imune e podem desencadear gatilhos nocivos a esse sistema. Ou seja: manter a estrutura do nosso intestino saudável, assim como o balanço entre as bactérias ali presentes, auxilia o sistema de defesa.
Tenha um estilo de vida saudável e proteja o seu sistema digestivo. Intestino e imunidade caminham juntos!