Infelizmente, as consequências da obesidade na saúde das pessoas podem ser graves. Na medida em que se engorda, o risco de desenvolver uma doença cardiovascular aumenta gradativamente.
Veja só:
- Hipertensão arterial: quase todos os pacientes que sofrem com hipertensão arterial estão acima do peso.
- Insuficiência cardíaca: a obesidade também pode levar à insuficiência cardíaca. Essa é uma condição grave em que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
- Insuficiência venosa, trombose e embolia pulmonar: o aumento do volume intravascular, associado à diminuição da mobilidade, encontrada em indivíduos obesos, reduz a função de bombeamento dos músculos da panturrilha e da perna, e pode resultar no refluxo de sangue.
- Aterosclerose: caracteriza-se pela perda de elasticidade (endurecimento) ou entupimento parcial ou total das artérias. Este processo ocorre de forma gradual e é causado, principalmente, por acúmulo de placas de gordura no interior das artérias.
A perda de peso pode melhorar e prevenir muitos dos problemas cardiovasculares. Lembrem-se: Perder peso para ganhar saúde!