Lapacor

Saúde em Cores: Os benefícios dos alimentos vermelhos

Você sabia que as cores dos alimentos revelam a predominância de determinados nutrientes que podem ser ótimos para a nossa saúde? Por isso, quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes e benefícios para a saúde ele trará.

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres e protege o coração. Além disso, os carotenóides presentes nestes alimentos pertencem à família da vitamina A, que colabora com a prevenção do envelhecimento precoce e ainda fortalece o sistema imunológico.

As vitaminas também não ficaram de fora dos alimentos de cor vermelha. Eles possuem vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio.

Para aproveitar os benefícios dos vermelhinhos, vale apostar em:

  • Morango: é uma excelente fonte de antioxidantes. Uma das frutas que mais favorecem o rejuvenescimento da pele. É rico em fibras solúveis que auxiliam na redução do colesterol.
  • Tomate: é fonte de minerais, como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, além das vitaminas C, A e do complexo B. Além do licopeno, o tomate contém betacaroteno, outro poderoso antioxidante que protege as células contra a ação dos radicais livres.
  • Maçã: a principal substância presente na maçã é a pectina, fibra solúvel que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no bom funcionamento intestinal.
  • Pimenta: em especial as vermelhas, são boas fontes de vitamina A e C.

Agora a gente quer saber, você tem incluído alimentos vermelhos na dieta?