O colesterol alto, em si, é um quadro assintomático. Ou seja, você pode se sentir perfeitamente saudável, sentir absolutamente nada e estar com o colesterol total ou com o LDL (o que possui maior potencial para prejudicar sua saúde) elevado.
Os sintomas a seguir são derivados de complicações que o colesterol alto traz. Por isso, fique atento a eles:
- Fadiga: quando o colesterol está elevado, é comum que o sangue tenha maior dificuldade para levar o oxigênio pelo corpo. Isso porque há uma tendência de entupimento de algumas artérias e veias, o que dificulta a passagem do sangue.
- Palpitações: da mesma forma, para que o coração possa bombear o sangue em quantidades adequadas para todo o corpo, ele precisa fazer mais esforço. Neste caso, podem surgir quadros de palpitações. Fique atento para isso.
- Dor de cabeça: com a dificuldade de passagem do sangue, as partes extremas do corpo podem ficar mais prejudicadas, incluindo a cabeça. A falta de sangue chegando de forma adequada na região pode fazer com que você tenha dores de cabeça constantes. Além disso, quadros de hipertensão também tendem a causar dores na região.
Agora a gente quer saber: você tem feito seus exames de rotina com regularidade? Afaste os riscos e cuide-se!